MESA REDONDA III -Transposição: aspectos político-institucionais

CONVIDADOS:

Mônica Ferreira do Amaral Porto, USP/POLI

Engenheira Civil e Doutora em Eng. Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, atualmente é Professora Titular da Universidade de São Paulo e pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Exerce os cargos de Vice-Chefe do Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária da EPUSP e de Diretor Presidente da Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica - FCTH. Foi presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos e diretora da International Water Resources Association. Tem experiência na área de Recursos Hídricos, atuando nos temas: gestão integrada de recursos hídricos, gerenciamento de recursos hídricos, e qualidade da água.

Baixar aqui

Rosa Maria Formiga Johnsson, INEA/UERJ

Possui graduação em Engenharia Civil, com mestrado e doutorado em Ciências e Técnicas Ambientais pela Université de Paris XII, França. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente) e Diretora de Gestão das Águas e do Território do INEA (Instituto Estadual do Ambiente, Rio de Janeiro). Tem atuado na área de política, planejamento e gestão das águas, gestão participativa de bacias hidrográficas, economia de recursos hídricos, gestão ambiental, planejamento territorial, gestão de risco de desastres naturais e mudanças climáticas globais/vulnerabilidade e adaptação.

Baixar aqui

Antônio Eduardo Leão Lanna, AlfaSigma Consultoria

Graduado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com mestrado em Engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Engenharia Civil pela Colorado State University. Foi professor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e um dos articuladores, pelo meio acadêmico, da consolidação da legislação brasileira de Recursos Hìdricos. Atualmente é coordenador do Comitê Eletrônico de Gestão da Associação Brasileira de Recursos Hídricos e consultor na área de recursos hídricos. Tem experiência na área de engenharia de recursos hídricos, com ênfase em hidrologia e planejamento de recursos hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: hidrologia, planos de bacia hidrográfica, gestão de recursos hídricos e instrumentos de gestão de recursos hídricos.

rodape