MESA REDONDA I - Pagamento por serviços ambientais e ecossistêmicos: incentivos à conservação e produção das águas?

CONVIDADOS:

Carolina Ximenes de Macedo, Fundação Boticário

Oceanógrafa com especialização em Gestión y Conservación de La Biodiversid pela Universidad San Pablo, especialização em Profissão Desenvolvimento! pela Fonte - Instituto para o Desenvolvimento Social e mestrado em Sistemas Costeiros e Oceânicos pela Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada. Atualmente é analista da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, atuando junto a programas de Pagamento por Serviços Ambientais e Ecossistêmicos.

Baixar aqui

Devanir Garcia dos Santos, ANA

Engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade Federal de Lavras, com curso de especialização em irrigação no Instituto de Pesquisa de Vercelli - Itália e mestrado em Gestão Econômica do Meio Ambiente pela Universidade de Brasília. Atualmente é Gerente de Uso Sustentável da Água e do Solo da Agência Nacional de Águas – ANA. Tem vários trabalhos publicados nas áreas de irrigação e drenagem, tarifas de água, planos de recursos hídricos, cobrança pelo uso da água, reúso de água e pagamento por serviços ambientais, bem como é co-autor de vários livros sobre estes assuntos. 

Baixar aqui

Maria José Brito Zakia, IPEF

Graduada em Engenharia Florestal, Mestre em Recursos Florestais e Doutora em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo, foi pesquisadora e consultora do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF) e da Sociedade Brasileira de Silvicultura, bem como Professora Credenciada da Pós-Graduação em Recursos Florestais pela Universidade de São Paulo. Trabalhou nas áreas ambiental e de relacionamento socioambiental da Votorantim Celulose e Papel. Atualmente é Consultora na área socioambiental, coordenadora técnica do PCSN (programa de silvicultura de nativa) do IPEf e professora convidada do PPG da UNESP - campi Guaratinguetá - Bauru.

Baixar aqui

Samuel Roiphe Barreto, TNC

Biólogo com especialização em limnologia pela Unesp de Botucatu e mestrado em sustentabilidade pela FIA-USP. Possui mais de 20 anos de atuação nas áreas de gestão e conservação dos recursos hídricos. É Diretor do Movimento Água para São Paulo (MApSP) que integra a plataforma de fundos de Água para a América Latina da TNC. Coordenou os Programas de Conservação e Gestão de Água Doce e do Água Brasil do WWF-Brasil e coordenou o Núcleo União Pró-Tietê da Fundação SOS Mata Atlântica.  Foi colaborador da Rádio Eldorado e membro titular de diversos grupos, notadamente do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH/SP), da Câmara Temática de Recursos Hídricos (coordenada pela Agência Nacional de Águas-ANA), do Grupo de Trabalho de Águas e Florestas do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) e do Conselho Consultivo do Fundo de Investimento HSBC FI Ações SRI.

Baixar aqui

Rachel Bardy, Embrapa

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1996), mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (1999), especialização em Planejamento e Gerenciamento de Águas pela Universidade Federal da Amazônia (2003) e doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos (2004). Realizou capacitação em 2010 no tema Avaliação de Serviços Ambientais em instituições da Espanha, com bolsa da Fundação Carolina. Atualmente é pesquisadora nível A da Embrapa Solos e vem atuando na área de geoprocessamento e sensoriamento remoto aplicados ao planejamento e monitoramento ambiental, com destaque aos recursos hídricos. Possui artigos em periódicos indexados, organização e capítulos de livros, bem como artigos completos em anais de eventos científicos nacionais e internacionais publicados nos temas de uso e cobertura da terra, monitoramento da qualidade de água, manejo de bacias hidrográficas, mapeamento digital de propriedades dos solos, serviços ambientais, dentre outros.

Baixar aqui

rodape